03/05/08

Beato Francisco Marto - Centenário do seu nascimento 11 de Junho de 1908




O Santuário de Fátima irá iniciar as comemorações do centenário do nascimento do Beato Francisco Marto a partir do dia 10 de Junho de 2008, por ocasião da Peregrinação das Crianças a Fátima (que decorre sempre a 9 e 10 de Junho).

O Museu de Arte Sacra e Etnologia, dos Missionários da Consolata em Fátima, apresenta na sua exposição permanente “A Sala dos Pastorinhos” que conserva autênticas relíquias dos videntes, entre elas o barrete do Beato Francisco Marto. Este e outros objectos foram oferecidos aos Missionários da Consolata em 1956 pelo pai dos videntes, Manuel Pedro Marto (1873-1957), grande amigo de João De Marchi, padre missionário da Consolata que abriu o Instituto Missionário da Consolata em Portugal e autor de vários best-sellers sobre as Aparições.

O barrete do Beato Francisco Marto é, sem dúvida, o mais admirado. Ocupando o centro da sala, num ambiente escurecido, apela à meditação que tanto este pastorinho de Fátima apreciava, "rezar ao Jesus escondido".

Para além destes objectos, encontram-se alguns terços, trajes do doador e uma pedra do túmulo da Jacinta e Francisco que seu pai guardou religiosamente após a trasladação dos irmãos do cemitério paroquial de Fátima para a Basílica.

O Padre Luis Kondor, o postulador das causas de beatificação de Jacinta e Francisco, ofereceu também um pequeno relicário com partículas dos ramos da azinheira e dos caixões dos beatos.

0 comentários: