TERTÚLIAS NO MUSEU - Sala cheia para ouvir Professor Doutor José António Falcão




No passado dia 31 de Outubro teve lugar no Museu de Arte Sacra e Etnologia a segunda edição de “Tertúlias no Museu”. O Professor Doutor José António Falcão foi o convidado especial para conversar sobre os bens patrimoniais da Igreja e especialmente do Departamento Histórico e Artístico da Diocese de Beja (DHADB) de que é director e que se encontra a celebrar os seus 25 anos de existência.

Perante uma plateia atenta, foram abordados diversos assuntos sobre o património do Baixo Alentejo, os primeiros trabalhos do DHADB, os problemas dos furtos nas igrejas, o inventário e a criação de uma rede de Museus.
Foram também tratadas as exposições temporárias como um importante meio de divulgação da arte sacra e com grande sucesso quer em Portugal como no estrangeiro.
José António Falcão apontou como caminhos a seguir nos próximos anos a aposta na internacionalização das exposições temporárias.
Os furtos e as cada vez mais hábeis formas de roubo, preocupam o director deste departamento.
"Tertúlias no Museu" é uma organização conjunta do Museu dos Missionários da Consolata e da Junta de Freguesia de Fátima visando desenvolver mecanismos culturais para a comunidade local.

Nas últimas sextas-feiras de cada mês serão entrevistadas personalidades locais, regionais ou nacionais, que se têm destacado em várias áreas do saber, sendo debatidos temas relacionados com Fátima e também com aspectos culturais e patrimoniais.

Comentários