Noite e Dia dos Museus!



O MASE promoveu em Maio diversas iniciativas no âmbito da Noite e Dia dos Museus.

Assim, no sábado dia 16, o MASE juntou-se à 5.ª edição europeia da “Noite dos Museus”, onde centenas de museus da Europa estiveram abertas à noite com várias actividades. O MASE ofereceu visitas guiadas “hora à hora” pelo experiente Missionário Padre André Ribeiro que partilhou com os visitantes os saberes apreendidos juntos de vários povos, especialmente o povo Yanomami que habita na Floresta Amazónica do Brasil e Venezuela.

O Turismo Cultural foi o tema da edição especial “Tertúlia no Museu” que teve como convidado João Fiandeiro, Presidente da Associação Portuguesa de Turismo Cultural, onde se debateram vários assuntos, mostrando-se a importância do desenvolvimento desta vertente turística.

Mais tarde, os visitantes puderam assistir a um Recital de Guitarra e Acordeão, a cargo do Conservatório de Música de Fátima e Ourém.

Já no dia 18 de Maio, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, e sob o tema “Museus e Turismo”, o museu apresentou ao público mais jovem o teatro “Há Turistas no MASE”. Dois turistas espanhóis, Davi e Júlia, visitaram o Museu com os vários alunos das escolas do 1.º ciclo de Fátima (Casa velha, Moita Redonda e Fátima) No final, todos participaram numa oficina de pintura no Pátio da Azinheira onde representaram aquilo que mais gostaram de ver neste espaço museológico. Receberam depois a oferta de balões. Os actores eram alunos do curso de técnico de museografia da Escola Profissional de Artes e Ofícios Tradicionais da Batalha

A todos os visitantes individuais foram oferecidos cartões de Desconto de 20% de entrada no Museu para uma próxima visita, sem prazo de validade.

Estas iniciativas contaram com o apoio da Escola Profissional de Artes e Ofícios Tradicionais da Batalha, da Junta de Freguesia de Fátima e do Conservatório de Música de Ourém e Fátima.

Comentários

Sérgio Barroso disse…
Foi de novo um prazer participar com o MASE nesta iniciativa. os parabéns aos alunos, quer na Noite dos Museus, quer aos nossos Davi e Julia! Até breve.

Sérgio Barroso
Coordenador do Curso de Museografia da Esc. Prof. de Artes e Ofícios Tradicionais da Batalha