SABERES E SABORES NO MUSEU!

No passado dia 17 de Março, sábado, decorreu em Fátima, no Museu de Arte Sacra e Etnologia (MASE) a iniciativa “Saberes e Sabores… no Museu”. Esta foi uma atividade conjunta entre a Escola de Hotelaria de Fátima (EHF) e o MASE consistindo na apresentação e confeção de iguarias gastronómicas associadas a algumas das temáticas das salas deste museu dos Missionários da Consolata.

Sete dezenas de participantes, alguns deles visitantes turistas, assistiram à confeção das iguarias originárias de várias partes do mundo, tendo também tido a oportunidade de as degustar. Espetadas de frutas exóticas em marinada de especiarias, guisado de Quiabo (África) e doces conventuais foram alguns dos exemplos gastronómicos.

Os diversos apontamentos gastronómicos foram seleccionados de acordo com a temática de cada uma das salas do Museu, tendo os alunos da EHF visitado o museu e realizado pesquisas. Ao longo do dia realizaram-se visitas guiadas ao museu com alusões à gastronomia das várias regiões do mundo, surgindo ao longo do percurso vários momentos musicais executados por alunos do Conservatório de Música de Ourém e Fátima.

Uma tertúlia sobre Vinho do Porto conduzida pelo crítico de vinhos e de gastronomia Fernando Melo, foi a última acção do dia, tendo sido bastante participada e com inegável interesse.

Comentários