28/02/13

QUEM NOS QUER ADOTAR?


O concurso escolar «A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento...» é uma iniciativa dirigida a alunos dos ensinos básico e secundário, promovida conjuntamente pela Direção-Geral da Educação (DGE), no âmbito do Programa de Educação Estética e Artística, e pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

O objectivo desta iniciativa é estimular o conhecimento da realidade museológica e patrimonial nacional, através do contacto das escolas com os museus e consequente sensibilização para a conservação, proteção e valorização do património cultural.

Considerando que o conhecimento do património cultural constitui uma importante experiência educativa, facilitadora da integração das crianças e dos jovens na comunidade, torna-se pertinente proporcionar às escolas e aos museus uma oportunidade de desenvolverem ou de reforçarem a cooperação neste domínio.

O concurso escolar “A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento...” consiste na elaboração de trabalhos criativos a partir de testemunhos dos Museus e Palácios que integram a Rede Portuguesa de Museus ou dos Monumentos tutelados pela DGPC.

Os trabalhos premiados apresentados a concurso serão objeto de avaliação por um júri e de apresentação final em exposição num museu ou palácio que integre a Rede Portuguesa de Museus ou num monumento tutelado pela DGPC.

A Entrega dos trabalhos (portefólios contendo os trabalhos para apreciação) deverão ocorrer nos museus, palácios ou monumentos com os quais se colaborou até ao dia 17 de maio de 2013.

Primeira fase de avaliação dos trabalhos será efetuada pelos serviços educativos dos museus, palácios ou monumentos e decorrerá entre os dias 20 de maio a 23 de maio.

A avaliação dos trabalhos pelo Júri Nacional decorrerá entre os dias 27 e 31 de maio de 2013 sendo que a divulgação dos resultados decorrerá entre os dias 31 de maio e 3 de junho de 2013 nos sítios da internet da DGE e da DGPC.

A Entrega de Prémios e Exposição dos Trabalhos Premiados decorrerá num museu ou palácio que integre a Rede Portuguesa de Museus ou num monumento tutelado pela DGPC, a indicar, no dia 6 de junho de 2013.

INFORMAÇÕES: Graça Mendes Pinto (gmendespinto@dgpc.pt) telf. 213 650 858)

0 comentários: