Museu de Arte Sacra e Etnologia com Certificação internacional de qualidade

 
Decorreu no Convento de Cristo, em Tomar, hoje, dia 1 de novembro, a Cerimónia Internacional HERITY, para a atribuição do prémio de certificação de qualidade a 26 bens culturais do Médio Tejo

A cerimónia contou com a presença do Presidente da CCDRC, Pedro Saraiva, do Presidente da Entidade Regional do Turismo do Centro, Pedro Machado, o representante da Secretaria de Estado da Cultura, e os 13 presidentes das Câmaras Municipais que integram a Comunidade Intermunicipal Médio Tejo, juntamente com os representantes dos 26 bens culturais, contemplados com a certificação HERITY. Maurizio Quagliuolo, Secretário Geral da Herity Internaconal explicou e justificou os níveis obtidos por cada um dos bens culturais.

Do Concelho de Ourém foram contemplados dois bens culturais de grande qualidade:o Museu de Arte Sacra e Etnologia (MASE), propriedade dos Missionários da Consolata, e o Castelo de Ourém. Recebeu o prémio da Certificação de qualidade o seu diretor, Gonçalo Cardoso, sendo o Instituto da Consolata representado pelo padre Darci Vilarinho, diretor da revista Fátima Missionária. Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Paulo Fonseca, e o presidente da Junta de Freguesia de Fátima, Humberto Figueira da Silva.

Para atribuição da Certificação de Qualidade foram tomados em consideração quatro critérios de avaliação: a Relevância, isto é, o interesse cultural, a Conservação, a Comunicação e os Serviços. Dentro dos níveis de classificação de 1 a 5, o MASE obteve o nível 4 em Relevância, 4 em Conservação, 3 em Serviços e 3 Comunicação.

Era patente no seu diretor, Gonçalo Cardoso, a satisfação pelos altos níveis obtidos. A classificação é válida para os anos 2014-2016. Depois será feita nova avaliação da qualidade atingida. A Certificação Internacional Herity estará patente ao público na receção do MASE.

IN Fátima Missionária Online - Texto Darci Vilarinho | Foto JFF | 01/11/2013 | 18:11





Comentários