Curso Livre “Representações da enfermidade e da morte na arte e na cultura cristã”.


O Museu de Arte Sacra e Etnologia irá promover de 4 a 25 de novembro o Curso Livre “Representações da enfermidade e da morte na arte e na cultura cristã. 

Embora pareçam afastados do quotidiano da atual vivência humana, os temas da doença e da morte persistem na cultura contemporânea, que os herda de tempos imemoriais e os interpreta, porventura, de forma velada.  

No mês que a cultura cristã associa ao sufrágio dos defuntos, o curso pretende ser uma viagem cultural, assente sobretudo nos testemunhos histórico-artísticos, por esses temas tão importantes que, inexoravelmente, habitam o pensamento humano; por outras palavras, que a sabedoria popular fixou: «a hora é incerta, mas a morte é certa».  

Lecionado por Marco Daniel Duarte, doutorado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tem desenvolvido os seus estudos no âmbito do saber da Iconografia e da Iconologia, áreas sobremodo ligadas à arte sacra antiga e contemporânea.  

É atualmente diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, onde dirige o Museu da Instituição, e do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima.  

O curso está organizado em quatro sessões, a decorrer às terças-feiras das 18h30 às 20h00 nas instalações do MASE.

Este curso encontra-se aberto a todos os que se interessam por esta área, independentemente da sua formação profissional. 

A data limite de inscrição é 30 de outubro, estando limitado a 30 vagas.

Informações através do n.º de telefone 249 539 470 ou do e-mail museuartesacra@consolata.pt.
 
Desdobrável do Curso clique AQUI
 
Inscrições online clique AQUI

 

Comentários