Oito centenas de pessoas participaram nas actividades da Noite e Dia dos Museus



O Museu de Arte Sacra e Etnologia às iniciativas internacionais “Noite dos Museus” (17 de Maio - 3.ª Edição Europeia) e Dia Internacional dos Museus (18 de Maio).

Na Noite dos Museus, foram muitos aqueles que visitaram o museu a partir das 19h00, assistindo, mais tarde, ao notável concerto do Coro Ninfas do Lis, de Leiria, que brindou os presentes com temas musicais alusivos às várias sonoridades do mundo, assinalando o Ano Europeu do Diálogo Intercultural.

Seguiram-se depois várias visitas guiadas à exposição temporária «A Paixão do Menino Jesus» e à “Oficina de Restauro” onde o público pôde assistir a trabalhos de intervenção em peças e conversar sobre esta importante tarefa museológica com as técnicas do Departamento de Conservação e Restauro do Museu.

No domingo, 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus foi assinalado com a iniciativa “Hora à Hora” que consistiu numa autêntica maratona de visitas guiadas às exposições permanentes e temporárias do museu desde as 10h00 até às 18h00.

À tarde, devido ao mau tempo, os momentos musicais não puderam ser realizados no “Pátio da Música” conforme o previsto, realizando-se no Auditório e na Sala de Projecções. O Coro Juvenil de Fátima e Orquestra de Cordas de Fátima do Conservatório de Música de Ourém e Fátima apresentaram alguns temas do seu reportório e Vando Valente, do mesmo conservatório, executou depois a solo um concerto de Guitarra.

Oito centenas de pessoas participaram nestas actividades, sendo sempre sensibilizadas para a importância dos Museus como agentes de mudança social e de desenvolvimento, conforme o tema proposto pelo ICOM (Conselho Internacional dos Museus). Foi um número que aumentou em 50% em relação às mesmas actividades realizadas no passado ano por este museu credenciado pela Rede Portuguesa de Museus.

Comentários