Foto de Ana Paula
Na passada sexta-feira, dia 26 de Setembro, decorreu no Museu de Arte Sacra e Etnologia a primeira Tertúlia subordinada ao tema “O Santuário de Fátima – Passado, Presente e Futuro”. Monsenhor Luciano Guerra foi o convidado especial deliciando a mais de uma centena de pessoas que quiseram ouvir as suas experiências à frente do Santuário Mariano ao longo de 35 anos.
Vários assuntos foram abordados, desde os seus primeiros tempos após a tomada de posse, dificuldades, compra de terrenos, a preservação dos Valinhos, as relações com as autoridades civis, o período pós Revolução 25 de Abril, e aquilo que deseja que Fátima venha a ser no futuro.
Esta iniciativa é uma organização conjunta do Museu de Arte Sacra e Etnologia e da Junta de Freguesia de Fátima visando desenvolver mecanismos culturais para a comunidade local.
Nas últimas sextas-feiras de cada mês serão entrevistadas personalidades locais, regionais ou nacionais, que se têm destacado em várias áreas do saber, sendo debatidos temas relacionados com Fátima e também com aspectos culturais e patrimoniais.
A próxima “Tertúlia do Museu” realizar-se-á no dia 31 de Outubro pelas 21h00, cuja temática versará sobre os bens patrimoniais da Igreja e conta com a presença do arquitecto José António Falcão, Coordenador do Departamento Histórico e Artístico da Diocese de Beja que comemora 25 anos de existência.
Foto de Lucília Oliveira
Comentários