O Museu de Arte Sacra e Etnologia, dos Missionários da Consolata em Fátima, organizou no dia 31 de Janeiro o seu primeiro “Passeio Cultural”,tendo sido do inteiro agrado dos participantes.
Este passeio foi o primeiro de vários previstos, inseridos numa iniciativa que pretende fomentar o conhecimento de espaços culturais, patrimoniais e religiosos, relativamente próximos de Fátima.
O desconhecimento daquilo que nos é mais próximo é, infelizmente, habitual. Quantas vezes concluímos que conhecemos melhor o que está longe do que aquilo que está perto. Nesse sentido, esta iniciativa pretendeu que os participantes conhecessem vários espaços merecedores de uma visita, sempre com uma prévia contextualização histórica e artística.
O primeiro “Passeio Cultural” teve como destino Ourém, onde se visitou o Museu Municipal de Ourém – Núcleo Casa do Administrador onde, em 1917, foram interrogados os videntes de Fátima e onde se revisitaram os espaços e os ambientes da Vila Nova de Ourém de 1900.
A visita à Casa-Estúdio Carlos Relvas na Golegã foi a segunda paragem. Esta casa apresenta características únicas a nível mundial, como singular é o facto de ter sido construída de raiz, como monumento aos precursores da fotografia e com o objectivo exclusivo de acolher um laboratório e estúdio dedicados especificamente ao desenvolvimento da arte fotográfica.
Depois de um saboroso almoço na Adega Típica "Cú da Mula" nesta vila ribatejana, o grupo partiu para Alpiarça onde visitou a Casa - Museu dos Patudos, construída entre 1905 e 1909, fruto da encomenda de José Relvas ao arquitecto Raul Lino. Hoje, por vontade expressa do proprietário, pôde-se visitar uma fabulosa colecção de artes decorativas, que a todos surpreendeu.
Veja aqui as fotos desse dia!
Comentários
Um bem haja, amigo Gonçalo.
Um abraço Dr.Gonçalo.
Nélio Vieira
Esse dia foi proporcionado pelo MASE com seu passeio cultural.
Da qual participei com grande entusiasmo.
Tornou-se um dia memorável porque nunca irei de esquecer os locais maravilhosos que visitei.
Simplesmente espectacular!
Espero por outro passeio cultural.
Um abraço Dr.Gonçalo.
Abraço,
Gonçalo