«Natividade – Obras do Mestre Elias».

Estará patente entre 12 de novembro de 2012 e 6 de janeiro do próximo ano, no Museu de Arte Sacra e Etnologia a exposição temporária «Natividade – Obras do Mestre Elias».

A exposição, composta por esculturas e pinturas do artista caldense, é organizada em parceria com a Liga dos Amigos e terá a sua inauguração no dia 12 pelas 18h00 onde o artista participará numa tertúlia sobre a sua obra.

Herculano Lino Elias nasceu a 8 de Julho de 1932, em Caldas da Rainha, no seio de uma família de ceramistas e desde muito novo começou a fazer as primeiras estatuetas em barro na oficina do seu avô.

Com apenas 11 anos frequenta como ouvinte as aulas noturnas do escultor Alberto Morais do Vale (modelação com barro) na Escola Industrial e Comercial Rafael Bordalo Pinheiro. Durante o dia é aprendiz do seu primo José Elias, modelador da fábrica das Faianças Artísticas Rafael Bordalo Pinheiro.

A sua primeira exposição de miniaturas em barro aconteceu na sua residência, na Rua Almirante Cândido dos Reis, Caldas da Rainha, decorria o ano de 1949. 

Um ano mais tarde, Herculano Lino Elias, termina o curso de modelador cerâmico da Escola Industrial e Comercial Rafael Bordalo Pinheiro, com a classificação de 18 valores em desenho e de 20 valores em modelação. 

Em 2009 cria a Elias Galeria com objetivos culturais e didáticos para uma leitura da estética contemporânea da cerâmica de autor, escultura cerâmica e mural cerâmico. 

Atualmente o Mestre Elias executa miniaturas em barro com os temas da etnografia da estremadura e sacros nomeadamente os presépios, medalhas e estatuetas em porcelana e os retratos em escultura, carvão e pintura a óleo.
 
Tem exposto os seus trabalhos no nosso país e no estrangeiro. 
 
A exposição poderá ser visitada de terça-feira a domingo das 10h00 às 17h00.

 

Comentários