DAMAS DE CARVÃO - Exposição de fotografia

Abriu ao público no MASE a exposição temporária de fotografia «Damas de Carvão».

A exposição está inserida no projeto anual para a Costa do Marfim que a Consolata apadrinhou e propõe aos seus amigos e benfeitores para 2013. É composta por 23 trabalhos da fotojornalista Ana Paula Ribeiro, da revista Fátima Missionária, aquando a sua deslocação à Costa do Marfim.

Além de Ana Paula, também o padre missionário da Consolata, Luís Maurício Guevara, e Daniel Ferreira, designer gráfico, estiveram 15 dias na Costa do Marfim, onde percorreram dois mil quilómetros, guiados por Pietro Villa, sacerdote missionário da Consolata italiano.

Visitaram as carvoarias de San Pedro onde dezenas de mulheres trabalham, todos os dias, na produção de carvão vegetal. Com os desperdícios de uma serração, fazem montes de pedaços de madeira e serradura, calcam com as mãos e deixam arder durante uma semana. Separam depois o carvão da cinza, que embalam em sacos de plástico para vender. 

A cidade de San Pedro fica no sul da Costa do Marfim, onde desembarcou, na última metade do século XV, o explorador português Soeiro da Costa. À diocese de San Pedro chegaram, em 1996, os primeiros missionários da Consolata. 

Com uma área de 322.463 quilómetros quadrados, a Costa do Marfim, ex-colónia francesa, tem mais de 20 milhões de habitantes. Cerca de 40 por cento são estrangeiros, oriundos dos países vizinhos, a maioria do Burkina Faso e do Mali. 

Os Missionários da Consolata, presentes em 24 países de quatro continentes, prestam com esta exposição uma homenagem a todos os homens e mulheres que, no seu dia-a-dia e em situações limite, não deixam de colorir a vida com um sorriso de esperança.  

Pode ser visitada diariamente, das 10h00 às 17h00, exceto à segunda-feira, até 31 de março.

Comentários