CANCELADO «Ecologia e Espiritualidade Yanomami» - Davi Kopenawa | JANTARES-CONFERÊNCIA DO MASE

Vimos, por este meio, informar que em virtude de terem surgido conflitos na Amazónia que implicam a presença indispensável de DAVID KOPENAWA junto do seu povo,  a viagem programada a Portugal  foi cancelada, pelo que o Jantar-Conferência do MASE agendado para o dia 16 de maio será adiado.


Pedimos desculpa pelo incómodo causado, aguardando uma próxima oportunidade para a vinda do líder indígena brasileiro mais respeitado a nível internacional.
Agradecemos a melhor compreensão!


*****
No dia 16 de maio, sexta-feira, o MASE irá realizar  o seu terceiro Jantar-Conferência que decorrerá no Hotel PAX 
 
«Ecologia e Espiritualidade Yanomami»  é o título da conferência que Davi Kopenawa, o líder indígena brasileiro mais respeitado a nível internacional, irá proferir. A visita resulta do convite efetuado pelos Missionários da Consolata para vir a Portugal falar de ecologia e espiritualidade, tendo conferências marcadas para Lisboa, Vila Real, Braga, Porto e Fátima. 
 
O evento terá início às 19h45 com o acolhimento, o jantar às 20h00, seguindo-se depois a conferência. 

O valor por pessoa é de €20.00. Para sócios da LaMASE (Liga dos Amigos do MASE) e assinantes da Revista Fátima Missionária é de €18.00 (Jantar e conferência).  

Reservas até ao dia 14 de maio.
 
RESERVA ONLINE CLIQUE AQUI

 
Sinopse

«O que tenho a dizer é muito importante, não só para os índios ou para os portugueses, mas para todos. A espiritualidade é das montanhas, das serras, da floresta; aí vivem espíritos que o meu povo conhece há muito tempo e que chama para cuidar da saúde. É assim que eu entendo e o que posso explicar. O espírito ajuda a curar, a espantar maldades. Ajuda a curar uma pessoa e também o mundo, quando está querendo deitar lágrimas. Quando chove muito, nós, pajés [curandeiros], chamamos o espírito da montanha, para que ele possa acalmar o mundo. Isso acontece quando o mundo está revoltado com a ameaça e a destruição. O que nós conhecemos é muito importante para que as pessoas possam entender e ter respeito pela terra. Nós, Yanomami, sabemos cuidar dela. Somos diferentes. » David Kopenawa

(in FÁTIMA MISSIONÁRIA, n.º 5 Maio 2014 p. 14)  

Davi Kopenawa vive na região da Serra do Demini, onde nasceu, no estado de Roraima (Brasil), perto da fronteira com a Venezuela. Viu morrerem pai, avós, tios e praticamente toda a família de doenças contraídas após o contacto com não indígenas. Foi o principal responsável pela demarcação da terra Yanomami, que ocupa uma área maior do que Portugal e foi oficializada por Fernando Collor de Melo, em 1992. Já discursou nas Nações Unidas e em vários fóruns internacionais. Em 1988, recebeu o prémio Global 500 Award da ONU e no ano seguinte foi distinguido com o Right Livelihood Award, considerado o prémio Nobel alternativo. O seu empenho na luta pela defesa do meio ambiente e dos povos indígenas valeu-lhe a alcunha de “Dalai Lama” da floresta.

Comentários