As orientações propostas
pelo Concílio de Trento revestiram-se, também em Portugal, de particular
relevância, no que à produção de imagens concerne. O rápido acolhimento dos
modelos tridentinos, potenciado pelo largo período durante o qual se fizeram
sentir, motivaria um assinalável desenvolvimento dos diversos domínios das
artes plásticas.
Procurando adequar a
representação a um propósito catequético e de reafirmação do culto, defende-se
então o papel da imagem como meio de aproximação à Fé, não apenas com recurso à
sua iconografia, mas também por via da qualidade plástica de cada obra, como
meio de credibilização da mensagem a emular.
Movimento ímpar e sem
precedentes, assiste-se então a uma vasta criação de imagens religiosas, onde a
escultura ocupa lugar de destaque. Encarregues da sua concretização, proliferam
por todo o país operosas oficinas e resgatam-se do anonimato os nomes de alguns
dos mais notáveis mestres da produção escultórica nacional. Reformulando ou
reinventando os espaços sacros, enchem-se os novos altares com exaltadas
representações dos mistérios da Fé, de Cristo, da Virgem e dos Santos.
O presente curso
propõe, assim, um percurso em torno da escultura portuguesa do período Barroco,
incidindo no seu processo criativo, iconografia, paradigmas, especificidade
geográfica, autores e obras, em particular aquelas produzidas no quadro da
Reforma da Igreja Católica.
Calendário
4 Sessões às
terças-feiras
5, 12, 19, 26 de maio
de 2015
Horários
Das 18h30-20h00
Inscrições
40,00 € (público
em geral)
35.00 €
(sócios da LaMASE - Liga dos Amigos do MASE)
Número máximo de
inscrições: 30
Inscrições online:
masefatima.blogspot.pt
Data limite de
inscrições: 30 de abril
Programa
I. Algumas definições e conceitos
Escultura e imagem,
escultor e imaginário
Oficinas,
escolas e academias
II. As Directrizes litúrgicas
A produção de imagens
no contexto da Reforma Católica
Uma espiritualidade
renovada: normativa e iconografia
III. O processo de encomenda
A encomenda e os
encomendadores
Instruções,
condicionalismos e controle
IV. As Matrizes iconográficas
A arte de inventar ou o
“talento de bem furtar”
Fontes de inspiração e
modelos
V. Centros produtivos e artistas
A produção no contexto
das ordens religiosas
Italianos em Portugal,
portugueses entre italianos
Nota biográfica
Directora do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da
Igreja, da Conferência Episcopal Portuguesa. Doutorada em Letras -
especialidade História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de
Coimbra. Investigadora integrada do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e
Ciências do Património da Universidade de Coimbra.
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