TARDE DE POESIA NATALÍCIA - 5 DE DEZEMBRO

O CONSOLATA MUSEU | Arte Sacra e Etnologia e a sua Liga de Amigos irão organizar no dia 5 de dezembro, sábado, pelas 16h00, uma Tarde de Poesia Natalícia com declamação de poemas por algumas crianças do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Ourém.

Acompanhada de diversos momentos musicais e algumas surpresas, esta atividade pretende, através das crianças, chamar a atenção para o verdadeiro significado do Natal. Este projeto surgiu em 2001 com grande êxito, repetindo-se durante sete anos consecutivos. Retoma-se o evento como forma de aproximar o museu da comunidade, dando a conhecer uma notável coleção de presépios e Meninos Jesus desde o século XVI aos nossos dias.

Pelas 17h00 decorrerá a cerimónia oficial da abertura da exposição temporária «Mães coragem … e o vazio das crianças que não puderam ser felizes» com fotografias do jornalista Francisco Pedro que são resultado da viagem realizada em 2014 à Guiné-Bissau onde, em Bissau, conheceu a Casa Bambaran, um centro de acolhimento para crianças órfãs, portadoras de deficiência e rejeitadas pelo estigma das tradições. Basta nascerem gémeas, terem alguma deficiência, serem feias de mais para o gosto dos pais para serem eliminadas. São rotuladas de crianças Irã ou crianças feiticeiras.

A entrada é livre.

Comentários