Curso Livre “Os primeiros capítulos do Génesis: Criação e Queda. Leitura iconoteológica”

O CONSOLATA MUSEU |Arte Sacra e Etnologia irá promover de 16 de fevereiro a 8 de março o Curso Livre “Os primeiros capítulos do Génesis: Criação e Queda. Leitura iconoteológica”.

O curso decorrerá às terças-feiras das 18h30 às 20h30 nas instalações do museu, onde se apresentará uma leitura tipológica cristã do texto bíblico como é apresentada nas artes plásticas, fazendo a leitura teológica e iconológica das imagens que têm ilustrado os textos bíblicos ao longo dos séculos.

Através da projeção de slides em PowerPoint, abordar-se-ão exemplos das artes hebraica, páleo-cristã e bizantina, medieval, do renascimento em Itália e no Norte da Europa, luterana, maneirista e barroca, neo-clássica e revivalista, e contemporânea.

O curso será orientado pelo Frei António-José de Almeida OP (Doutorado em História da Arte, e com um pós-doutoramento em Iconografia Cristã). É membro do Instituto de São Tomás de Aquino (ISTA) e da Academia Portuguesa da História e é colaborador da secção ‘Bíblia e artes plásticas’ do programa Bíblia Em Suas Tradições (BEST) da Escola Bíblica de Jerusalém.

Este curso encontra-se aberto a todos os que se interessam por esta área, independentemente da sua formação profissional.

A data limite de inscrição é 12 de fevereiro, estando limitado a 25 vagas. Informações através do n.º de telefone 249 539 470 ou do e-mail museuartesacra@consolata.pt.

***
Horário: 18h30-20h30

Calendário: 4 sessões às terças-feiras
16,23 fevereiro
01,08, março

Inscrições: €30 | €25 sócios da Liga dos Amigos do Museu

Número máximo: 25 inscritos
Número mínimo: 15 inscritos


Inscrições online CLIQUE AQUI

CONSULTE DESDOBRÁVEL AQUI

Comentários