CINEMA CON|VIDA




A Liga dos Amigos do Museu e o Consolata Museu |Arte Sacra e Etnologia promovem nas duas primeiras sextas-feiras de março, dias 4 e 11, o CINEMA CON|VIDA. A iniciativa consiste no convite lançado a uma personalidade de Fátima, ligada ao cinema ou não, desafiando-a a escolher um filme que a tenha marcado na sua vida. Após a sua projeção decorrerá uma tertúlia sobre as impressões sentidas.

Para a realização deste evento, o espaço escolhido foi um local emblemático para os fatimenses e não só, a antiga sala do Hotel Pax, agora denominado Consolata Hotel. Esta sala mantem a decoração ao gosto dos anos 60 e foi uma referência durantes largos anos pela realização de sessões de cinema, pois ir ao cinema implicava deslocações para fora de Fátima. A sala insere-se numa construção de raiz para receber um Hotel que abriu as suas portas em 1967, sendo o italiano Giggi Capabava o autor do projeto. É um contributo do museu e sua liga para assinalar um dos momentos relevantes da história de Fátima ao longo dos últimos 100 anos.

A primeira sessão realizar-se-á no dia 4 de março, lançando-se o desafio a Humberto Figueira da Silva, Presidente da Junta de Freguesia de Fátima, que escolheu o filme “ A Vida é Bela” (1997) de Roberto Benigni. Já no dia 11, a Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Ourém e Fátima, Fernanda Rosa, desafia os espectadores a assistirem ao filme “Segredos de Guerra” (2014), dirigido por Dennis Bots.

Todas as sessões terão início às 21h00.

Comentários