“ Influências Lusas na arquitetura de imigrantes portugueses em França” - CHÁ COM ARTE



O CONSOLATA MUSEU | Arte Sacra e Etnologia e a sua Liga de Amigos, realizarão no dia 18 de abril, terça-feira, às 21h00, a bem sucedida atividade “Chá com Arte”. Após a habitual degustação de chá e biscoitos, iniciar-se-á a conversa  com Ana Saraiva que nos irá falar a partir do tema  “ Influências Lusas na arquitetura de imigrantes portugueses em França”.














Sinopse
Num relato ao longo de um século (1900-2015), são descritos três tipos habitacionais da arquitetura popular em Portugal: a “casa do trabalhador rural” (1900­‑1960), ligada à agropecuária; a “casa do emigrante” (1970-2015), ligada à emigração e a mudanças profundas nos campos; e a “casa emblematizada” (1990-2015), ligada à reificação da tradição.
Narrativas e biografias em torno da casa incidem nos campos portugueses, com estudos de caso na Alta Estremadura e em Ourém, e estendem-se à periferia de Paris para mostrar os impactos da emigração em Portugal e em França expressos na arquitetura doméstica.
Estas leituras são feitas a partir de um olhar contemporâneo atento à globalização e ao transnacionalismo e que reflete continuidades e descontinuidades na arquitetura popular e nas trajetórias identitárias dos portugueses no último século.

Nota biográfica:

Antropóloga, mestre em museologia e património, doutorada em antropologia (especialidade de políticas e imagens da cultura e museologia) pela Universidade Nova de Lisboa. Investigadora associada ao CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia) com trabalhos sobre identidade, património e museus. 

Comentários