A exposição temporária da artista libanesa Elysabeth Zena Haddoub,
inaugurada no dia 7 de março e encerrada poucos dias depois, em virtude da
pandemia do novo Corona Vírus, encontra-se ainda patente ao público, sendo
prolongada até ao dia 13 de setembro.
A artista libanesa a residir em Fátima, expõe meia centena de ovos de avestruz, galinha, peru e ganso com temas religiosos, mas também do folclore libanês, sueco e português, através das técnicas de pintura e gravação.
Pode ser visitada de quarta a domingo, entre as 11h00 e as 13h00 no período da manhã, e no período da tarde, das 14h00 às 17h00.
«O meu nome é Elysabeth Zena Haddoub. Sou libanesa e resido recentemente em Portugal, tendo escolhido a cidade de Fátima para viver. Sou professora de Belas Artes e fui atraída, no período da Páscoa, pela técnica de gravação de ovos durante a guerra civil do meu país, em 1987.
Comecei a desenvolver algumas miniaturas de ícones religiosos pintados sobre cascas de ovos de galinha, peru, ganso e avestruz, representando diferentes imagens a partir do Novo Testamento. Aos poucos fui introduzindo novos elementos para além dos religiosos, como temas do folclore sueco e português.
A primeira exposição realizei-a no Líbano e esta é minha terceira exposição realizada em Portugal.
Em 2002, expus na Suécia, a convite do Ministério da Educação para a abertura do Ano Internacional Cultural, atribuído àquele país nesse ano.
Esperando que gostem desta curta exposição, quero agradecer-vos pelo vosso interesse. Esta exposição significa muito para mim, sabendo que o vosso incentivo me dará mais entusiasmo para fazer mais e melhor!»
Elysabeth Zena Haddoub
Elysabeth Zena Haddoub
Comentários