Estará patente de 25 de novembro a 10 de janeiro do próximo ano, no Consolata Museu, a exposição temporária “Natal Africano”.
Presépios africanos, retirados das reservas do museu excecionalmente neste período, ilustram o fruto da missionação, apresentando traços africanos e esculpidos em ébano negro, pau preto ou outras madeiras de tonalidades mais escuras e marfim.
Torna-se peculiar nalguns
presépios a Sagrada Família se encontrar no interior de uma palhota ou sob um
embondeiro e os Reis Magos assumirem as feições dos nobres locais, vestidos em
complexas vestimentas tradicionais.
Entre presépios esculpidos numa peça única ou avulsas, encontram-se expostas 73 figuras, maioritariamente provenientes da Tanzânia.
Pretende-se chamar a atenção do verdadeiro significado do Natal, o nascimento de Cristo que o presépio procura sublinhar e relembrar, independentemente dos materiais com que é concebido, das formas, das cores ou das latitudes originárias da produção. De facto, a mensagem de Cristo é universal: cabe em todas a culturas, em todos os povos, independentemente da cor ou fisionomia.
Estes presépios são fruto da evangelização missionária. O povo africano absorveu essa mensagem cristã à sua imagem e semelhança.
A exposição conta com o apoio total da Liga de Amigos do Museu.
Horário: Quarta-feira a sábado das 11h00-13h00 | 14h00-17h00*
*horários sujeitos a alterações
mediante as diretrizes relacionadas com o COVID 19.
Comentários