“Do Milagre à Nazaré dos Pescadores. Diálogos entre a fé e a arte”.

O CONSOLATA MUSEU | Arte Sacra e Etnologia, em parceria com a sua Liga de Amigos (LaMase), retomará a iniciativa «Chá com Arte» em formato exclusivamente digital.
 
Habitualmente este evento decorria em formato presencial numa das salas da exposição permanente, onde após a degustação de chá e biscoitos, num ambiente intimista, surgia um momento de entrevista e tertúlia com convidados especiais de reconhecido mérito do mundo das artes e cultura.

Adaptando-se às novas realidades, o “Chá com Arte” será transmitido em direto via Facebook do museu.

A primeira sessão da temporada decorrerá no próximo dia 6 de maio, pelas 17h00, tendo como convidada especial Dóris Santos, Coordenadora do Museu Dr. Joaquim Manso – Museu da Nazaré (DRCC) e investigadora do Instituto de História da Arte da NOVA – FCSH, tendo como título “Do Milagre à Nazaré dos Pescadores. Diálogos entre a fé e a arte”.


Resumo

Do Milagre à Nazaré dos Pescadores. Diálogos entre a fé e a arte

A devoção multissecular baseada no milagre de Nossa Senhora da Nazaré a D. Fuas Roupinho motivou a primeira representação artística da Nazaré, formulando uma iconografia própria, fixada a partir dos séculos XVI/XVII.

Este será o ponto de partida para conversarmos acerca do papel da arte na elaboração dos discursos identitários e de como o programa figurativo associado à reprodução deste culto mariano continuou a entusiasmar os artistas até à contemporaneidade, mesmo quando, a partir de finais de Oitocentos, tenha alcançado maior relevo uma memória coletiva da Nazaré arreigada nas vivências da pesca artesanal. Traduzindo-se igualmente numa estética muito apelativa, a interpretação visual desta “Nazaré dos Pescadores” não deixou de evocar a iconografia primeva do Milagre, ainda que, mais do que os fins devocionais que lhe estavam na génese, se sobreponham agora os diálogos com a memória e a imagética marítima da comunidade.




CV RESUMIDO

Dóris Santos é coordenadora do Museu Dr. Joaquim Manso – Museu da Nazaré (DRCC) e investigadora do Instituto de História da Arte da NOVA – FCSH.

Doutorada em História da Arte – Especialização em Museologia e Património Artístico (NOVA - FSCH), com a tese “Arte, museus e memórias marítimas. Identidade e representação visual da Nazaré” (2020).

Mestre em Museologia e Património (2006), pela mesma faculdade, e licenciada em História, variante História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1997), possuindo também licenciatura no Ramo Educacional do mesmo curso. Autora de publicações e artigos nas áreas da museologia, história da arte e história local.

Comentários