Exposição temporária “Formas e Expressões" - Francisco Silva e Celina Vicente

 

O Consolata Museu inaugura exposição no dia Internacional dos Museus.

No mês de maio dia 18 às 18h18, o Consolata Museu Arte Sacra e Enologia (MASE) inaugura uma exposição da obra pictórica do artista Francisco Silva, natural de Moita Redonda, freguesia de Fátima. Com o título “Formas e Expressões”, esta exposição temporária quer trazer em relevo uma obra de expressão artística única, com diversas formas e expressões. A Exposição conta ainda com algumas esculturas de Celina Vicente. Esta exposição é organizada com o apoio da Liga de Amigos do Museu (LAMASE).

A Exposição pode ser visitada no seguinte horário: terça-feira a sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.  

Pode agendar a sua visita através dos nossos contactos!


***

Sobre o fundo de uma construção central mais abstracta, o sentimento do pintor tem-se aberto em cores, volumes e formas diferentes, onde é possível localizar os traços da latitude e dos lugares. As cores vivas e torradas de Angola como o céu de chumbo de Paris…
A obra de Cisco atravessou várias épocas e estilos, mas guarda o mesmo segredo na significação oculta de uma beleza ora erótica ora dramática, ora realista ora fantástica.
Daniel Lacerda (em referência à obra de Francisco Silva)
 
Celina ama o que faz. Só assim se compreende o gesto. Gesto com que bate o barro, com energia e raiva, à bofetada… mas com afagos e carícias, os seus dedos de repente deslizam na matéria em dedilhar doce de piano como em lamentos de carinho… e a expressão procurada surge límpida da massa informe da terra…
Fernando Morais (em referência à obra de Celina Vicente)

FRANCISCO SILVA nasceu em Fátima e CELINA VICENTE nasceu em Lisboa. Ele deixou o seminário 14 anos para se dedicar à pintura; e também ela ingressou no mundo da arte desde muito jovem, frequentando ateliers de escultura em Paris.
Juntos viajaram pelo mundo, vivendo principalmente em Portugal, França e Angola. 
Ambos fizeram exposições em várias cidades do mundo, a destacar: 
Portugal: Olhão, Nazaré, São Pedro de Moel, Lisboa.
Angola: Huambo, Lobito, Moçâmedes, Luanda.
França: Lyon, Grenoble, Pontault-Combault, Paris.

Comentários