Museu de Arte Sacra e Etnologia recebe alunos do CEF



Durante a semana de 3 a 7 de Novembro todas as turmas do 8.º ano da disciplina de História do Centro de Estudos de Fátima (CEF) visitaram o Museu de Arte Sacra e Etnologia .

As professoras Teresa Reis e Carla Albernaz, docentes que há mais de uma década organizam a visita a este espaço museológico, consideram-no importante para a transmissão de conhecimentos e de valores, «-os alunos têm a possibilidade de conhecer outras culturas e religiões, aprendendo a respeitar a diferença. O Museu tem uma temática que se enquadra perfeitamente num dos pontos do programa da disciplina de História do 8.º ano, Os Descobrimentos portugueses e o encontro de culturas - refere Teresa Reis.» Acrescenta ainda que: «- Com os materiais pedagógicos que o museu oferece, a visita torna-se mais agradável aos alunos, permitindo a sua concentração e interesse. Há que tirar partido daquilo que está perto da escola com qualidade!».

Através do contacto directo entre os docentes e o Serviço Educativo do Museu, são preparados vários recursos pedagógicos de acordo com os objectivos que se pretendem ser atingidos pelos alunos. Assim, os alunos visualizam um breve documentário sobre os Índios Yanomami do Brasil que retrata o seu quotidiano, a sua cultura e a actividade dos Missionários da Consolata junto deste povo da floresta.

Segue-se depois a resolução das questões de um guião de visita entregue a cada aluno e um pequeno debate sobre o tema apresentado. Após este momento os alunos visitam as várias salas da exposição permanente através de vários exercícios de memória visual, sendo dado maior ênfase às temáticas dos Descobrimentos portugueses e à etnologia, matéria que estão a estudar.

Um exemplo feliz de interligação escola e museu que começa a ser comum, recebendo o Museu de Arte Sacra e Etnologia cada vez mais contactos para este tipo de parcerias.

Comentários