«VIAJAR PELO MUNDO» Chá com Arte



O CONSOLATA MUSEU | Arte Sacra e Etnologia e a sua Liga de Amigos, realizarão no dia 3 de maio, quarta-feira, às 21h30, mais um “Chá com Arte”. Após a degustação de chá e biscoitos, iniciar-se-á a conversa com o convidado especial Francisco Moura, diretor do Departamento do Turismo Religioso e Cultural da GeoStar que falará do seu livro «VIAJAR PELO MUNDO».
Francisco Moura nasceu na Guarda e é licenciado em Gestão Turística e Hoteleira.
Em 2005 publicou o livro “Itinerários de Fé” em coautoria com o historiador Paulo Mendes Pinto. Em 2010 foi distinguido com o prémio Presented in Appreciation, pelo Ministério do Turismo de Israel, pelo trabalho desenvolvido durante 35 anos, em prol do turismo daquele país.
Da Europa, palco de grandes civilizações, ao misticismo da Ásia, passando pelo mistério de África, sem esquecer a grandiosidade da América, a maravilhosa Oceânia e o fascínio da Antártida, Viajar pelo Mundo apresenta-se como um compêndio de viagens onde os leitores podem viajar pela história e cultura de 124 países e regiões visitados pelo autor durante a sua carreira profissional.
O livro estende-se por mais de 1300 páginas, preenchidas com 3000 retratos apaixonantes dos continentes e países, onde não faltam 4000 atrações a visitar e relatos de histórias.
FRANCISCO MOURA, natural da cidade da Guarda, nasceu a 26 de Janeiro de 1947. Concluiu o curso de Correio de Turismo da Escola Hoteleira de Lisboa, tem bacharelato em informação turística, licenciatura em Gestão Turística e Hoteleira, frequentou cursos de história e de egiptologia. Durante a sua longa carreira profissional iniciada em 1971, na Agência Internacional Viagens Mélia, exerceu vários cargos diretivos, tenho sido nomeado diretor geral comercial para Portugal em 1982, cargo que exerceu ate 1990, quando, em conjunto com outros companheiros, fundou a Profissional Tours, que no ano 2000 foi integrada na Geotur (mais tarde GeoStar), onde criou e dirigiu o departamento de Turismo Religioso e Cultural, cargo que exercerá até Dezembro de 2016.
Durante os 40 anos de exercício profissional, visitou mais de 120 países e participou em variados congressos, seminários, cursos técnicos e “trade shows”. Publicou vários artigos sobre itinerários turísticos para várias revistas e teve várias presenças em programas televisivos, nomeadamente na R.T.P.2 e na TVI. Entre 1990 e 2003 participou na R.R. no programa Despertar de António Sala e Olga Cardoso, com uma rubrica semanal,“ Ementa Turística”, sobre itinerários internacionais. Em 2005 publicou o livro “Itinerários de Fé “ em coautoria com o historiador Paulo Mendes Pinto.
Em 2010 foi distinguido com o prémio “Presented in Appreciation”, pelo Ministério do Turismo de Israel, pelo seu trabalho em prol do Turismo daquele País ao longo de 35 anos. Presentemente é professor da cadeira História e Turismo, nas Universidades Seniores de S. Domingos de Benfica e das Avenidas Novas, e está a preparar a defesa da dissertação do Mestrado em Ciências das Religiões da Universidade Lusófona.
Sinopse
Trata-se de um Guia de Viagens, que refere os 124 países que visitei não só do ponto de vista profissional, mas também enquanto viajante, ao longo da minha carreira profissional de mais de 40 anos. O Guia tem 1350 páginas , com cerca de 3 000 fotos, (95% da minha autoria), e apresenta -se dividido pelos 6 Continentes, ( inclui a Península da Antártica) onde cada país é apresentado como uma ficha técnica, e com descritivo histórico das localidades e dos monumentos selecionados. O lançamento desta obra coincide com a passagem de testemunho na direção da área de negócios que dirijo, e reflete a minha visão do mundo que vivenciei , tendo em conta conhecimentos adquiridos ao longo da minha vida em estudos universitários, na área da historia, da egiptologia, e das ciências das religiões.

Comentários